A aferição de equipamentos é um procedimento fundamental para qualquer indústria ou laboratório que trabalhe com aparelhos de medição.
Com o uso contínuo, é natural que a aparelhagem se desgaste. Tal desgaste pode gerar erros na medição em uma etapa da cadeia de produção e, consequentemente, nos resultados finais. Assim, a aferição de equipamentos é necessária para garantir Confiabilidade e Eficiência.
O serviço deve ser realizado regularmente, de três a doze meses, variando conforme as características do equipamento, a fim de que os resultados ideias sejam mantidos.
A aferição de equipamentos é feita levando-se em conta dois valores: os indicados pelo aparelho avaliado e os padrões pré-estabelecidos para o mesmo equipamento. Se a relação entre ambos estiver diferente, é preciso fazer uma calibragem.
A aferição de equipamentos pode ser realizada em aparelhos como câmara climática, estufa, espectrofotômetro, pHmetro, fotômetro de chama, centrífuga, agitador mecânico, agitador magnético, agitador orbital, incubadora, condutivímetro, densímetro, autoclave, titulador, turbidímetro, bomba de vácuo, bomba peristáltica e refratômetro.
Há um ano no mercado, a Analítica Brasil já acumula experiência de serviços de manutenção e aferição de equipamentos em vários estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Goiás. A empresa oferece um tratamento diferenciado, diminuindo distância e dando atenção às necessidades dos clientes.
A Attek Service Solutions também atende aos padrões da RBC (Rede Brasileira de Calibração), constituída por laboratórios credenciados pelo Inmetro e responsável pela regulamentação dos serviços de calibração.