CALIBRAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
Operação que estabelece, sob condições especificadas uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas estabelecendo uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.
Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, que os resultados dos testes de determinado equipamento demonstram que o mesmo apresenta o desempenho previsto.
A QUALIFICAÇÃO É DIVIDA NAS SEGUINTES ETAPAS:
1. QUALIFICAÇÃO DA INSTALAÇÃO (QI)
Check list das instalações;
Calibração dos instrumentos de controle que compõem o equipamento.
2. QUALIFICAÇÃO OPERACIONAL (QO)
Realização de ensaios com o equipamento vazio, verificando assim a distribuição de calor no seu interior, verificadas a princípio na Qualificação de Instalação.
QUALIFICAÇÃO DE PERFORMANCE (QP)
A qualificação de desempenho finalmente comprovará que o equipamento atende perfeitamente ao uso pretendido, fornecendo resultados ou propiciando a realização de processos com máxima segurança e confiabilidade dos dados fornecidos.
Para a confirmação da boa performance, em geral, são realizados testes programados com base no uso pretendido do equipamento, em condições bem controladas, comprovando se que os resultados fornecidos são compatíveis com a sespecificações preestabelecidas.
QUALIFICAÇÃO TÉRMICA
A Qualificação Térmica é um processo que tem como objetivo assegurar a confiabilidade do processo por intermédio da verificação da homogeneidade térmica no interior do equipamento, contribuindo assim para minimizar possíveis falhas em testes, de esterilização e danos em produtos e embalagens.
Utilizamos as melhores ferramentas e padrões calibrados na Rede Brasileira de Calibração (RBC).